Desde 1989

DÚVIDAS: Curso de Automação Industrial – CLP I

DO QUE SE TRATA ESTE CURSO?
É um curso de aperfeiçoamento destinado a explicar o funcionamento e aplicação de Controladores Lógicos Programáveis C.L.P. na automação de uma linha de produção.

POR QUE SERIA IMPORTANTE PARTICIPAR DESTE CURSO?


Devido ao barateamento dos C.L.P.´s, hoje em dia, todos os ramos da indústria o utilizam na automação de máquinas de todos os tipos e funções. Qualquer profissional da área de Eletro-Eletronica e Mecatrônica devem ter conhecimentos sobre estes equipamentos como pré-requisito.

O QUE APRENDEREI NESTE CURSO?
Geralmente todas as escolas quando abordam o assunto utilizam apenas equipamentos de um fabricante. Quando se depara na indústria com o CLP em sua aplicação real, constata-se que existem vários fabricantes e modelos diferentes.

Nas aulas inciais, serão utilizados C.L.P´s marca Rockwell modelos Micrologix 1200 com módulos de simulação, mostrando como funcionam e como se programam. Com o aluno ambientado, será mostrado CLP´s de outras marcas e suas similaridades, para que o aluno possa se habituar rapidamente com a operação com C.L.P.´s de qualquer fabricante, tanto no hardware como no software mostrando as principais linguagens utilizadas no mercado: Ladder, Lista de Instruções e Blocos Lógicos.

ESTE CURSO FORNECE CERTIFICADO?
Além de receber o certificado de participação para os alunos que possuírem o mínimo de 75% de frequência, também está incluso o fornecimento de apostila didática. O certificado será muito importante na composição de seu currículo. Com a grande concorrência enfrentada no mercado
atualmente, será o fator decisivo na conquista de uma vaga.

ALÉM DE C.L.P., O QUE MAIS SERÁ ABORDADO NO CURSO?
Toda a máquina controlada por C.L.P. necessita de ajustes de operação, porém o operador por não conhecer de como reprogramar o CLP não pode atuar sem um técnico. Para estes casos, existem recursos como Interfaces Homem-Máquina que é um tipo de telinha onde o operador pode modificar parâmetros do programa. Será mostrado em aulas práticas como se pode utilizar um computador como uma Interface Homem-Máquina (I.H.M.)

AS AULAS SERÃO PRÁTICAS?
Desde o primeiro dia, as aulas serão práticas com dois alunos por máquina. Como já foi explicado, inicialmente será feito a ambientação do aluno com o CLP comparando-os entre os principais fabricantes. Para finalizar será feito um projeto completo de uma linha de produção que temos em sala, mostrando todos os passos da utilização de um CLP em um projeto. Com o projeto pronto, será feito o programa para esta máquina funcionar no manual e no automático. Quando a máquina estiver terminada, será proposta a substituição do painel de botões da máquina por botões virtuais criados em um programa supervisório (I.H.M.).


 Com sede própria em São Bernardo do Campo, desde 1989 a ELMAR atende a clientes das mais diversas áreas da Automação, desenvolvendo soluções criativas, eficientes e eficazes contando com corpo técnico em constante aperfeiçoamento para que possamos manter a liderança de mercado na área de consultoria, treinamento, projetos e assistência técnica. Aguardamos seu contato.