10 VÍCIOS E VIRTUDES DE UM PROFISSIONAL DE AUTOMAÇÃO

9 de junho de 2021by Elmar0
unnamed-5.png

Atualmente, com a enorme concorrência no mercado de trabalho em automação, muitos fatores além do conhecimento são considerados na contratação ou efetivação do profissional após o período de experiência.

Todos nós temos os chamados “VÍCIOS” e “VIRTUDES”. Para melhor entender, eu listei para você nessa postagem os 10 VÍCIOS E VIRTUDES DE UM PROFISSIONAL DE AUTOMAÇÃO .

VÍCIO

É tudo aquilo que é mais agradável de se fazer mas que não é certo.

Se ninguém o repreender, acostuma-se rapidamente com esse mal habito, como por exemplo: Deixar a toalha molhada sobre a cama ao sair de um banho, apertar um tubo de creme dental no meio e deixa-lo aberto sobre a pia, Tirar os sapatos ao chegar em casa e deixa-los em qualquer lugar (Ugh!), etc.

VIRTUDE

É tudo aquilo que é certo fazer, mas que causa um imenso desconforto ou preguiça, porém sente-se incomodado quando não o faz.

Como exemplo, podemos citar: Utilização de cinto de segurança no automóvel, atravessar a rua na faixa de segurança, devolver a toalha

molhada ao banheiro após trocar-se depois do banho, fechar e guardar o creme dental após escovar os dentes, etc. 

#1 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Fazer a manutenção em um painel elétrico sem verificar se está desenergizado ou sem os EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) necessários.

Virtude: Mesmo que seu chefe esteja te “acelerando” para responder rapidamente à ocorrência de uma parada, utilize todos os EPI´s necessários ao serviço e não tenha preguiça de medir se a alimentação está desligada!

#2 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Fazer a manutenção em um painel elétrico e deixar todas as eletrocalhas e canaletas abertas e fios embaralhados com a desculpa de “esperar para verificar se a máquina não apresenta mais nenhum defeito”.

Virtude: Feche sempre todas as eletrocalhas e canaletas antes de entregar a maquina! O tempo usado não será perdido, mesmo que tenha que abri-las novamente!

#3 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Fazer modificações no programa de uma maquina ou no seu circuito elétrico e não atualizar a documentação da mesma.

Virtude: Não tenha preguiça de atualizar o Backup da máquina nem de atualizar o esquema elétrico. Faça isso tão logo tenha entregado a máquina para a produção.

#4 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Utilizar paliativos com a “boa intenção” de fazer a máquina voltar a funcionar rapidamente, como por exemplo, jumper em sistemas de segurança, troca de fusíveis por outros de especificação diferente ao nominal, fechamento forçado de chaves magnéticas, fiação externa ao painel e leitos de cabos, emendas mal feitas ou mal isoladas, etc.

Virtude: Tenha sempre em mente, que toda máquina deve primeiramente apresentar completa segurança a você e a qualquer pessoa que vier a utilizá-la!

 NUNCA faça jumpers de sistemas de segurança! 

Procure sempre trocar as peças defeituosas por outras de mesma característica, mesmo que isso implique em deixar o equipamento parado.

#5 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Utilizar ferramentas inadequadas! Muitos profissionais carregam apenas um alicate universal, uma chave de fenda e um multímetro e tentam utilizá-los em qualquer ocorrência que seja solicitado!

Virtude: Tenha a paciência de primeiro: Avaliar a extensão do problema e buscar na manutenção todas as ferramentas que julgará necessárias ao serviço e não hesitar em buscar qualquer outra que eventualmente necessite, mesmo que o setor fique a longa distância da ocorrência!

#6 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Deixar a bancada ou sua mesa uma verdadeira baderna. O profissional deixa exatamente TUDO que pôs a mão na ultima semana, mês e até mesmo ano anterior sobre a bancada.

Virtude: Mantenha sua bancada ou sua mesa organizada! Tenha uma gaveta vazia para que ao final de cada jornada de trabalho você guarde  tudo  que  está  sendo usado em um serviço pendente. Isso dará ótimos reflexos sobre seus companheiros e principalmente perante à sua chefia.

#7 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Não preencher ou preencher relatórios e ordens de serviço de qualquer maneira com caligrafia horrível e erros de português.

Virtude: Ao término do serviço, já preencha o relatório de serviços, com a melhor caligrafia possível (o ideal seria caligrafia técnica) de maneira completa com informações primordiais, datas e horários de execução.

#8 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Chegar atrasado à empresa sistematicamente com a desculpa de ter saído além do horário normal em dias anteriores.

Virtude: O profissional de manutenção tem que ter em mente que este ramo exige comprometimento! O fato de sair um pouco mais tarde não deve influenciar no seu comportamento. Isso, com certeza refletirá em sua avaliação para progressão de salário ou carreira. Você pode lembrar que saiu mais tarde, mas seu chefe não lembrará…

#9 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Utilizar qualquer roupa e aparência desleixada ao visitar um cliente!

Virtude: Deve-se ter em mente que você está representando a imagem de sua empresa! Um bom profissional deve estar atento à forma de se vestir, sua aparência e principalmente seu trato ao cliente, mostrando-se sempre disposto a resolver o problema dele. 

Lembre-se: seu salário depende do cliente!

#10 VÍCIO E VIRTUDE

Vício: Esconder informações dos colegas por medo de perder prestígio ou até seu próprio emprego.

Virtude: O bom profissional é sempre seguro de si, pois sabe que não lhe faltará oportunidades. É sempre muito bem visto o profissional que está sempre disposto a dividir informações com seus parceiros, assim como sua pronta disponibilidade em ajudar. No momento de promoções e oportunidades, estas pessoas serão as primeiras a serem lembradas!

Com estas dicas, tenho a certeza que você poderá aprimorar-se na vida profissional (e por que não, na vida particular?), se aplicar as regras de identificação de vícios e construção de virtudes.

LEMBRE-SE: Um bom profissional não é apenas aquele que tem grande conhecimento técnico, mas aquele que busca sempre seu aprimoramento pessoal.

Elmar


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


نيويورك

مقر

المقروء لصفحة ما سيلهي القارئ عن التركيز على الشكل الخارجي
+ 1 555 2367890

www.bold-themes.com

info@bold-themes.com

الحصول على اتصال

تابع آخر لدينا

هناك حقيقة مثبتة منذ زمن طويل وهي أن المحتوى المقروء لصفحة ما سيلهي القارئ عن التركيز